quarta-feira, 19 de agosto de 2020

À margem dos padrões de beleza

Tudo que foge dos "padrões de normalidade" estabelecidos pela sociedade, geralmente é discriminado, ficando à margem dela. Acontece assim com os deficientes físicos, com as pessoas com doenças mentais e com todos os que fogem dos estereótipos de beleza como gordos, anões, magros, altos, baixos, carecas, cabeludos, brancos, negros, etc..etc.. 

Essas pessoas à margem dos padrões de beleza sofrem preconceito em suas vidas pessoal, profissional, social e afetivas. Aqueles que sofrem de gordofobia, em especial, são vítimas diárias de uma violência velada que vai desde não encontrar uma roupa do seu tamanho em uma loja até a de ter seus direitos de ir e vir desrespeitados. Também sofrem violência ao ser ridicularizados, ao sofrer bullying. 

Mas a luta contra a gordofobia não é apenas sobre moda e autoestima. É – também – sobre promover leis antidiscriminatórias; gerar debates em escolas; incentivar a representatividade positiva na mídia. É romper preconceitos e barreiras e mostrar que o excesso de peso não define o caráter e nem faz ninguém menor ou pior. Muito pelo contrário. 

Pensando nesse tema tão relevante porém tão pouco discutido, a Editora Se Liga criou um edital para promover a sua segunda Antologia Gordes! Desta vez, falando sobre a gordofobia. A intenção nesta Antologia é criar um espaço seguro para que gordes reivindiquem o protagonismo e celebrem os seus corpos.  

É claro que eu não poderia ficar de fora deste edital. Afinal, não gosto e nunca gostei de estereótipos. Não acredito num padrão de beleza e, muito menos, em um padrão de normalidade. Somos o que somos, carregamos nossos traços, nossa personalidade e é isso o que nos define. Não é o meu tipo de cabelo, a minha cor da pele, o meu peso ou a minha altura. Nada disso tem importância ou relevância. O que importa é o que somos por dentro. O legado que deixamos ao mundo e aos nossos filhos. Os valores que construímos ao longo da vida e as experiências que vamos adquirindo dela. No fim da jornada, somos todos iguais. Então está mais do que na hora de enxergar o outro como a si mesmo. 

#SeLigaEditorial 
#SeLiga 
#Gordes 
#Antologia 
#Edital 
#EditalAberto 
#LeiaComOrgulho 
#janainaschusslerescritora 
#escritora_jana 
#livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por escrever sua mensagem!
Logo ela irá aparecer no blog!
;-D