Se você é da década de 70 ou 80 como eu, sabe o quanto evoluímos no quesito informação nos últimos 40 anos. Na década de 80 eram comuns os cursos de datilografia e a televisão e o rádio eram os veículos de comunicação que dominavam o mundo e formavam opiniões.
Então chegamos na década de 90 e com ela, pelo menos no Brasil (porque no exterior esse movimento já acontecia há mais tempo), conhecemos o advento da internet.
Sim! A corrida por computadores Pentium 100 e pela internet discada que funcionava melhor à noite. Quem é dessa época ainda lembra do barulho que ela fazia ao finalmente se conectar com a linha telefônica. Era um luxo! Privilégio para poucos!
Nesse período também apareceu o MSN, o Orkut, MySpace e o já idoso Linkedin. Depois vieram o Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e todas as redes que conhecemos hoje e que já não sabemos mais como viver sem elas.
A internet se modernizou, tomou forma e principalmente velocidade. O Google que começou discreto naquela época, e até um pouco desacreditado, se tornou uma potência. Uma revolução na maneira como as pessoas buscam conhecimento. As velhas coleções de Barsas (que representavam quase que um status na época), acabaram empoeiradas nas estantes das salas e bibliotecas.
Foi uma revolução rápida e silenciosa que mudou comportamentos, hábitos e gerações, causando até uma certa dependência. Quase uma droga. Loucura isso, né? Quando imaginaríamos poder fazer uma vídeo chamada com alguém que está lá do outro lado do mundo? Quando imaginaríamos saber o que acontece no mundo todo em tempo real? Quando perceberíamos que as fronteiras deixariam de existir a partir do momento em que estivéssemos conectados?<
Sim! Foram muitas mudanças. Vamos ter histórias para contar aos nossos netos. Histórias de orelhões, fichas telefônicas, internet discada, mimeógrafo, celular tijolão e todas essas tecnologias já ultrapassadas. E que geração digital!!! Os pequenos já nascem com os dedos nos teclados e a habilidade de manusear um celular sem nunca ter visto essa tecnologia. Talvez já venha da concepção, quem sabe!
#janainaschusslerescritora
#escritora_janas
#acessoainformacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por escrever sua mensagem!
Logo ela irá aparecer no blog!
;-D