terça-feira, 8 de setembro de 2020

A nação hipotética do analfabetismo


Hoje é o Dia Mundial da Alfabetização e, enquanto nos países mais desenvolvidos esse índice chega a 99% como na Alemanha,
Dinamarca e Bélgica, em outros países do mundo ele não chega a 50% como na Etiópia (39%), Serra Leoa (35,1%) e Sudão do Sul (27%), ou seja, muito abaixo da média nacional que é de 83%. 

Mas apesar da melhoria do acesso às escolas, nos últimos 53 anos em diversos países, ainda existem, em todo o planeta, 750 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever.

Se todas essas pessoas morassem em um único país, a população só seria inferior à da China e da Índia, que tem cada uma, mais de um bilhão de habitantes. A nação hipotética do analfabetismo tem mais do que o dobro de toda a população dos Estados Unidos. E nesse contingente, duas em cada três pessoas que não sabem ler nem escrever são mulheres.

É mesmo difícil de acreditar que ainda existam tantas pessoas analfabetas no mundo. E são considerados analfabetos aqueles que não sabem ler nem escrever ao menos um simples bilhete.
Como deve ser difícil o mundo sob a perspectiva dessa nação hipotética. A maioria teve e ainda tem uma vida de muito sofrimento e vê seus sonhos abandonados ainda na infância, quando precisam abandonar os estudos para trabalhar ou ajudar no sustento e na criação dos irmãos.
E o analfabetismo gera a miséria. Pois, sem qualificação, a maioria trabalha em empregos de subsistência, onde a exploração e até a escravidão são duras realidades.

Que esse dia nos sirva de conscientização. Do quão importante é a Educação na vida de crianças, jovens e adultos. Sem a disseminação dela, infelizmente, ainda vamos conviver com essa nação hipotética por muitas décadas. 

Muitos países estão lutando contra o analfabetismo e até mesmo implantando planos e metas para reduzi-lo. O Brasil é um deles, que tem, entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), melhorar a educação até 2024.
Esperamos que essas metas se concretizem. Esperamos que os governos do mundo todo entendam que a Educação deveria ser um direito de todo ser humano. E por isso, deveria ser tratada com todo o respeito que ela e seus educadores merecem.

(Fonte: https://bit.ly/3biuGqr)
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)


#janainaschusslerescritora
#escritora_janas
#livros
#diamundialdaalfabetizacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por escrever sua mensagem!
Logo ela irá aparecer no blog!
;-D