sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O livro didático e a formação de novos leitores


Amanhã é comemorado o Dia do Livro Didático, este que é uma das principais ferramentas de ensino usadas no Brasil. É importante tanto para professores quanto para alunos na relação de ensino-aprendizagem. O livro didático também é um grande incentivo para a leitura e para quem está mergulhando no mundo das palavras. 


Com seu caráter mais pedagógico, o livro didático tem como objetivo complementar os livros clássicos utilizados nas escolas e, muitas vezes, ele é a única alternativa para os professores auxiliarem seus alunos no processo de aprendizagem. 


Para o educador brasileiro Paulo Freire, “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra”. E essa leitura do mundo se amplia com o acesso à cultura e à informação. A escola pode ampliar o vocabulário do aluno, favorecendo o indivíduo a aprender outras formas de pensamento, outros conhecimentos e pensamentos e outras ciências. A leitura é fundamental para a sobrevivência do indivíduo e o livro didático é um dos recursos para que a criança ou adolescente possa expandir os seus horizontes. 


Para muitos, até mesmo o gosto pela leitura começa com os livros didáticos, onde os estudantes são introduzidos na história contada em palavras para depois ter a curiosidade e a oportunidade de conhecer outros tipos de livros, como os paradidáticos.  


Então, que possamos como pais, alunos e educadores, valorizar os livros didáticos e dar a eles a devida importância social e educativa que eles desempenham na formação de novos leitores!


2 comentários:

  1. Graças e louvores sedeem a todo momento ao santíssimo e digníssimo sacramentado amém


    ResponderExcluir

Obrigada por escrever sua mensagem!
Logo ela irá aparecer no blog!
;-D